Anuncie

Decoração com quadros: descubra como usar figuras abstratas em diferentes cantos da casa

O que é arte abstrata? E será que existe uma forma correta de decorar a casa com quadros abstratos? Descubra as respostas disso neste texto.

Decoração com quadros: descubra como usar figuras abstratas em diferentes cantos da casa

Decorar com quadros abstratos é divertido e ousado; ao mesmo tempo, uma das formas mais simples de deixar os ambientes de casa sofisticados. Porém, antes de tudo, você saberia dizer o que é abstrato? 

Bem, é uma forma de representação que não é real. Cada pessoa, ao olhar esse tipo de figura, poderá gerar interpretações diversas. Obras assim são capazes de provocar também sentimentos e emoções distintas em cada um.

Nos quadros abstratos não existe cópia do mundo real, só figuras, por meio de muitas cores, linhas e relevos.

Talvez, por isso, somos levados a criar várias hipóteses dessa representação, traduzindo do jeito como a nossa percepção individual consegue nos guiar. Saiba mais sobre isso no texto a seguir.

Vale a pena investir em quadros abstratos?

Sim, demais. Isso porque essas peças podem ser usadas em decorações tanto residenciais quanto comerciais.

E o mais legal é que elas podem ser facilmente combinadas com qualquer estilo de ambiente, do clássico ao moderno, a depender da situação. 

O importante é que o modelo ou modelos escolhidos tenham características específicas que combinem com a linguagem do ambiente onde serão colocados – como pontos de cores.

Outra coisa legal a se dizer sobre os quadros abstratos é que eles, por incrível que pareça, ficam muito bem acompanhados por peças de arte em estilos opostos. E é possível, com tudo isso, criar uma composição bem harmoniosa. 

Só é preciso estudar bem tal união para que ela não fique sobrecarregada demais para o ambiente. Mas uma coisa é certa, esta profusão de estilos garante com que mais pessoas admirem a decoração.

Por fim, você não precisa se preocupar com o valor monetário dessas obras. A questão aqui é o efeito visual que elas podem provocar.

Inclusive, muitos quadros abstratos que vemos em projetos de revistas não são assinados por artistas famosos, nem sequer possuem títulos.

E devido ao seu tipo de imagem, não precisam ser destinados a um determinado fim, servindo a muitas possibilidades e inserções em qualquer conceituação.

Como escolher um quadro abstrato para casa?

Quadros abstratos são minimalistas e podem ser monocromáticos ou multicoloridos. Entenda que eles não são colocados nas decorações para serem interpretados. 

Na verdade, eles são simples e meramente complementares na maioria dos casos, revelando um ambiente novo a cada olhar e em cada ângulo experimentado.

Até porque suas imagens grandes ou pequenas, não são uniformes, embora possam ser repetidas lado a lado.

Praticamente não tem como errar na escolha de quadros abstratos – até com base em tudo que foi dito antes. Nem mesmo importa seu gosto pessoal, pois esse estilo de arte vai combinar com tudo. 

Seu protagonismo será totalmente relacionado com as suas proporções – medidas, largura e altura – e intensidade de cores contrastando com o fundo. Use estes dois critérios para guiar as suas compras.

Quais os modelos indicados para hall, salas e quartos?

Hall de entrada

Vale usar neste ambiente quadros abstratos bem coloridos, geométricos e grandes. Até porque trata-se de um cômodo da casa que não é preenchido de muitos objetos, permitindo tamanha ousadia sem cometer qualquer pecado. 

Na verdade, nesse caso, um quadro abstrato só contribuiria para deixar tal espaço mais cheio de personalidade. Porém, é preciso ficar atento às proporções da peça em relação ao tamanho do hall.

  • Posição favorável para instalação no ambiente: logo em frente à porta da casa, servindo de convite para a entrada de visitantes.

Observação: a peça pode ter conexão direta com algum outro ambiente na sequência, como sala de estar ou jantar, se o mesmo for integrado, por exemplo.

Sala de estar

Quadros abstratos podem ajudar a tornar salas de estar, que são cômodos sociais que devem agradar à família e seus visitantes, bem mais acolhedoras. 

Geralmente, dentro de ambientes assim, tais peças assumem um grande protagonismo, recebendo muita atenção dos observadores.

Então, para não competir demais com móveis de grande importância, como sofá, é melhor que apresentem cores claras e neutras, embora isso não seja uma regra. 

  • Posição favorável para instalação no ambiente: sobre o sofá maior da sala e também, em tamanho melhor, em cantinho de leitura.

Sala de jantar

As regras ou não regras aqui são as mesmas da sala de estar. É provável que seja o item focal de maior importância na decoração, perdendo talvez apenas para o lustre pendente sobre a mesa de jantar. Mas tenha dois cuidados. 

Primeiro com a cor – quadro com tons frios como azul pode inibir o apetite das pessoas. Segundo, com a altura de instalação, que deve ser um pouco mais baixa, para que a obra seja apreciada por quem está sentado à mesa.

  • Posição favorável para instalação no ambiente: ao lado da mesa de jantar, mesmo que em conjunto com outras peças, apoiado sobre o balcão aparador ou buffet.

Quartos

Por fim, quadros abstratos podem deixar mais moderna e imparcial a decoração de um quarto de casal. Contudo, combinam melhor com quartos de solteiro e quartos de hóspedes.

Agora é o momento de você dar mais atenção à questão de proporção dos quadros abstratos.

Especialmente para quartos, a peça ou conjunto escolhido não pode brigar, de forma alguma, com outros objetos próximos – sobretudo com a cama.

Para cômodos pequenos, o ideal é um quadro proporcionalmente menor acima da cabeceira e sem outros enfeites ao redor. Já para cômodos amplos, quadros maiores, até mesmo deixados apoiados no chão ou sobre algum móvel.

  • Posição favorável para instalação no ambiente: uma peça central superior parede sobre a cama; uma peça de cada lado da cama, ao lado de placa decorativa ou espelho central e sobre criado-mudo; e duplo na entrada do closet ou banheiro suíte.

Observação: quadros abstratos bem coloridos podem ajudar a dar toques de cor em quartos minimalistas, com poucos enfeites e todo em tonalidades claras e neutras.

Mas se a ideia é harmonizar uma peça ao restante do ambiente bem clean, melhor um quadro abstrato não muito grande e com uma base mais neutra. 

Agora é com você, crie sua decoração com quadros abstratos e arrase!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

As melhores dicas para decorar o seu pequeno doce lar! Aprender a viver em um pequeno espaço pode definitivamente ser um desafio. Contudo, você terá uma grande vantagem se não tiver problema em abrir mão de itens desnecessários e souber escolher móveis multiusos e uma decoração leve e clara. Assim você conseguirá aproveitar ao máximo […]

Continuar lendo
5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Construir uma casa de madeira com alvenaria A madeira pode ser associada ao uso da alvenaria, dando um ar de modernidade à fachada do sobrado. Confira dicas! O sobrado de madeira e alvenaria é uma tendência na arquitetura, porém precisa de vários cuidados que somente os profissionais qualificados no assunto podem desenvolver no projeto. A […]

Continuar lendo
Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Sim, decoradas! Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em […]

Continuar lendo
Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

4 dicas para utilizar porta-retrato na decoração de forma impecável

Embora as fotos estejam mais nas redes sociais do que nas prateleiras, muitas pessoas ainda mantêm o hábito de colecionar retratos. Manter as fotos visíveis como parte da decoração do seu apartamento deixa o ambiente aconchegante, suscita conversas e faz relembrar tempos memoráveis da vida de uma família. Mas se você acha que a única […]

Continuar lendo
4 dicas para utilizar porta-retrato na decoração de forma impecável

5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

A passagem do tempo marca a transição da personalidade de cada época, refletindo em novas expressões aos ambientes domésticos. Para atualizar nossos leitores, elaboramos este conteúdo, em que destacamos as principais tendências de decoração para 2019. Interessado em conhecer a estética do ano ímpar? Então mergulhe nesta leitura! As 5 tendências de decoração para 2019 […]

Continuar lendo
5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Uma nova tendência tem se estabelecido em meio aos anseios mundiais. Estamos falando das condutas ambientalmente responsáveis. Essa preocupação tem se intensificado com a divulgação de mais fatos incontestáveis em relação às alterações climáticas. Geleiras monumentais desaparecendo, falhas geológicas gerando fendas e demais eventos climáticos igualmente catastróficos. Apesar de soarem como a sinopse de um blockbuster […]

Continuar lendo
Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo!

Descubra 12 maneiras de decorar sua casa com o cobre A decoração de casas em condomínio com o uso do cobre tem sido uma tendência entre designers e blogueiros desde 2012 e continua a ser ainda nos dias de hoje.  Usar acentos de cobre em casa é uma ótima maneira de adicionar calor instantâneo, elegância […]

Continuar lendo
O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo!

Móveis Para Home Office — Dicas Para Otimizar A Decoração

Veja a lista de móveis para home office que não podem faltar em seu ambiente de trabalho em casa!

Continuar lendo
Móveis Para Home Office — Dicas Para Otimizar A Decoração

Home office organizado aumenta produtividade

Home office organizado Em tempos de trânsito intenso e transporte público lotado, cresce o número de profissionais que preferem trabalhar em casa, seja como funcionário terceirizado de alguma empresa, ou compro freelancer. Para não atrapalhar a produtividade do dia-a-dia, e até mesmo dinamizá-la, a decoração do seu home-office precisa ser planejada com bastante cuidado. Pensando […]

Continuar lendo
Home office organizado aumenta produtividade

Mesa de escritório para home office

Quer dar um up na decoração do seu cantinho home office? Saiba que a mesa de escritório pode ser o item chave para isso. Confira dicas! Com o objetivo de otimizar o seu rendimento no trabalho, é preciso ter atenção quando o assunto é a decoração do espaço. Para isso, é preciso fazer um bom […]

Continuar lendo
Mesa de escritório para home office

Dicas para um espaço gourmet decorado!

Espaço gourmet decorado O espaço gourmet pode ser decorado e instalado em vários ambientes, como na churrasqueira, por exemplo. Tudo depende do seu espaço disponível e a partir disso, só adaptar o projeto do espaço gourmet ao espaço. Um charme muito especial que você pode dar, é integrá-lo na cozinha, varanda, quintal e até na […]

Continuar lendo
Dicas para um espaço gourmet decorado!

12 Formas De Tirar O Mau Olhado Da Sua Casa

Descubra 12 maneiras de se livrar desse tipo de energia ruim do seu lar! Se sua casa não estiver tão boa ou positiva quanto deveria, pode ser um acúmulo de mau olhado. Os médiuns costumam dizer que o mau-olhado, em nossas casas, pode gerar sentimentos instáveis, fazendo você sentir frio ou tensão, ou ter uma […]

Continuar lendo
12 Formas De Tirar O Mau Olhado Da Sua Casa
Mais notícias de Ambientes