1.288

Casas à venda na Fazenda Rio Grande - PR

Casas à venda na Fazenda Rio Grande

Com poucos anos da sua criação, Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, é uma cidade em expansão. O município é um dos que mais crescem no País, segundo o IBGE, e a taxa de expansão populacional gira em torno de 10% por ano, contando com uma população superior a 92 mil habitantes. Esse aumento na população faz com que cresça a procura por casas à venda na Fazenda Rio Grande

Mas, apesar da cidade ser relativamente nova, sua história é antiga. Quem procura por casas à venda na Fazenda Rio Grande e quer saber mais sobre a história da cidade, ela começa em torno dos anos 1500, quando a região era ocupada apenas por terras indígenas. Uma das aldeias, cujas terras pertenciam ao governo da 5ª Comarca de São Paulo, era denominada CAPOCU e mais tarde virou uma fazenda de mesmo nome. No ano de 1800, se desenvolveu outra fazenda às margens do Rio Iguaçu denominada RIO GRANDE.

As duas fazendas originaram dois povoados que passaram a ser chamados de Fazenda Rio Grande e, em 25 de julho de 1960, juntamente com outros povoados pertencentes à região, foram desmembrados da cidade de São José dos Pinhais e formaram o Município de Mandirituba. Em 1981, o então Governador Ney Braga assinou um documento que tornava a Fazenda Rio o Grande Distrito Administrativo do Município de Mandirituba. 

Com a diminuição da produção de café na Região Norte do Paraná a partir de 1975 houve um grande movimento de êxodo rural no Estado, atraindo muitas pessoas para a Região Metropolitana de Curitiba. No dia 26 de janeiro do ano de 1990, o então Governador Álvaro Fernandes Dias, na presença de mais de três mil testemunhas, assinou a Lei Estadual nº 9.213, criando assim o município de Fazenda Rio Grande.

Hoje em dia o município conta com uma grande quantidade de serviços, o que facilita a vida dos moradores que procuram por casas à venda na Fazenda Rio Grande, que não precisam se deslocar até à capital em busca de estabelecimentos comerciais, hospitais, escolas, restaurantes e afins. Além disso muitas indústrias são localizadas na cidade, o que gera uma alta criação de vagas de empregos.

Vale a pena comprar casa na Fazenda Rio Grande?

A meia hora de distância de Curitiba, está valendo a pena investir e comprar uma casa na Fazenda Rio Grande. Hoje, dependendo da região que se mora em Curitiba, o tempo de locomoção para o centro da cidade, ou para os bairros empresariais, é o mesmo que o da viagem para a cidade metropolitana. Ainda mais depois que, desde 2013, a rodovia que liga a cidade Curitiba ao Município de Fazenda Rio Grande, do km 117,3 ao km 124,2 da BR-116, foi duplicada e foram instaladas também quatro passarelas. 

O município conta com uma organizada rede de transporte público, comandada pelo Grupo Leblon Transporte de Passageiros, que reúne a Leblon Transporte, operadora de linhas metropolitanas até Curitiba, e a Viação Nobel, que opera dentro do município. Possui duas importantes linhas metropolitanas de ligeirinhos, a linha F02-Ctba/Fazenda, que atende cerca de 7 mil usuários por dia e a linha F03-Fazenda (Direto), que atende cerca de 18 mil passageiros por dia, ligando o município aos principais pontos da capital Curitiba.

No âmbito educacional, a cidade conta com 32 escolas municipais, 15 estaduais e 12 privadas. Para Ensino Superior, universidades como a UNINTER, Facear e Positivo, Unopar, FAEL e Metodista possuem campos no local. O município também conta com instituições de ensino técnico como a FAZTEP - Escola Técnica de Ensino Profissionalizante e o CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional Erotides Ângelo Nichele, que são os responsáveis pela qualificação profissional que atende grande parte da demanda de mão de obra originada pela chegada de novas indústrias à região. 

É um bom negócio comprar casas na Fazenda Rio Grande, pois o comprador terá à disposição uma filial do Supermercado Condor, quatro lojas do Boza Supermercados – que nasceu em 1993 no bairro Eucaliptos e hoje é referência na Fazenda Rio Grande, com filiais presentes também nos bairros Gralha Azul, Sta. Terezinha e Iguaçu – e duas unidades do Supermercado Goes, além de unidades de redes menores.

A cidade também conta com renomados hospitais, como o CONCEMED - Centro Médico e Diagnóstico, o Policlínica Fazenda Rio Grande e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, além de uma UPA 24 horas e 11 unidades de saúde.

Sendo assim, compensa comprar casa na Fazenda Rio Grande. Afinal os valores dos imóveis são menores e o custo de vida mais baixo que na capital. 


Casa ou Apartamento na Fazenda Rio Grande?

Um dos principais sonhos dos brasileiros é a casa própria. Sendo assim, a decisão vem junto com muitos questionamentos. Uma das principais decisões é escolher se a melhor opção é uma casa ou um apartamento na Fazenda Rio Grande e essa escolha leva em conta variáveis como segurança, espaço, conforto e opções de lazer. Então antes da decisão é preciso analisar as vantagens e desvantagens que cada uma das opções de moradia oferece e optar pela opção que melhor combina com as expectativas e necessidades do comprador.

A casa oferece vantagens imprescindíveis para algumas pessoas. Nesse estilo de moradia quem estabelece as regras são os próprios moradores, enquanto que em um condomínio é preciso conviver com as regras impostas pelo mesmo. 

Além disso os vizinhos não estão tão próximos e, deste modo, quem gosta de ter maior privacidade, acaba se sentindo melhor em uma casa.

Outra vantagem é que o espaço que uma casa oferece costuma ser maior, dando a opção de criação de plantas e de ter quintal para animais de estimação. E quem gosta da segurança de condomínio e quer morar em uma casa, existe a alternativa dos condomínios horizontais fechados.  

Agora, quando a taxa do condomínio, se engana quem pensa que morar em uma casa vai trazer economia nesse sentindo. Afinal a casa gera gastos de manutenção que em um apartamento não existiriam, como a fachada do imóvel e jardinagem por exemplo. Além disso gastos como a conta de água e a compra do gás, que são embutidos no valor do condomínio, passam a ser dos moradores. 

Já morar em um apartamento na Fazenda Rio Grande pode ser uma boa opção para quem mora sozinho, para quem passa o dia fora de casa e para famílias que viajam por longos períodos, pois dão a impressão de ser uma moradia mais segura, já que a moradia estará sempre vigiada pelos vizinhos. Fora isso, a uma maior facilidade de se criar vínculos de amizade com os outros moradores, o que pode ajudar quando se precisa de alguém para regar as plantas ou alimentar os animais.

Se há crianças na família, os condomínios são uma excelente opção, pois abrem oportunidades para os filhos criarem laços amizades e brincarem pelo local, com a segurança de estar em um ambiente fechado. Não podemos deixar de ponderar que há opções de apartamentos na Fazenda Rio Grande que oferecerem ainda opções de lazer e comodidades para as crianças e adultos, como playgrounds, salão de festas, piscinas, áreas gourmets, academias, salão de jogos, sala de televisão, etc.


Como as imobiliárias na Fazenda Rio Grande podem me ajudar? 

No momento de comprar um imóvel uma parcela das pessoas pode pensar em não procurar imobiliárias na Fazenda Rio Grande, talvez pensando que isso agilizará o processo de negociação ou que é um gasto desnecessário, mas essa é uma decisão ruim. A contratação de uma empresa especializada geralmente facilita o processo de compra e garante uma negociação mais ágil e segura. 

Uma das principais vantagens na contratação de uma imobiliária na Fazenda Rio Grande é a aproximação entre as partes. Como uma imobiliária possui diversos imóveis cadastrados - que variam de tamanho, localização, bairro, número de dormitórios, vaga na garagem, apartamentos por andar, entre outros detalhes -, é mais rápido achar algo que seja compatível com o perfil, gosto e bolso do cliente. É o corretor que analisa as preferências e exigências do comprador e mostra as melhores oportunidades, evitando, com isso, que sejam feitas visitas desnecessárias. Sendo assim com o atendimento personalizado os clientes desfrutam de uma boa economia de tempo.

As imobiliárias na Fazenda Rio Grande apresentarão imóveis que caibam no seu orçamento, negociando as melhores condições de pagamento com o proprietário. A função de uma imobiliária é auxiliar com todas as etapas, evitando assim que o comprador se estresse com a burocracia que acompanha a compra de um imóvel. Afinal uma empresa garante um respaldo jurídico e maior praticidade na documentação, evitando problemas como atraso na negociação ou prejuízos financeiros. E é por todos estes motivos que comprar um apartamento com a ajuda de uma assessoria especializada é um excelente negócio: é indiscutível que se terá uma maior comodidade proporcionada pelo serviço, além de garantido que se terá mais praticidade com o procedimento.


Como fazer inscrições para o Minha Casa Minha Vida?

O município de Fazenda Rio Grande possui muitos loteamentos do programa Minha Casa Minha Vida, que é um programa do Governo Federal que ajuda a realizar o sonho da casa própria. O projeto é um conjunto de medidas que tem como objetivo incentivar a produção e a aquisição pelas famílias com baixa renda de novas unidades habitacionais, fomentando assim a economia e gerando empregos.

O programa acontece por meio de uma parceria entre os estados, os municípios, construtoras, empresas e entidades sem fins lucrativos. Mas há algumas regras para que se possa realizar a inscrição no Minha Casa Minha Vida: os candidatos devem ser maiores de idade ou emancipados, não podem possuir imóveis em seu nome, nem ter participado de outros programas habitacionais e não podem ter feito financiamento de imóvel pelo FGTS nos últimos 5 anos.

O acesso ao programa se dá conforme a renda familiar: as famílias que possuem renda mensal de até três salários devem se cadastrar diretamente na Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande por meio da Secretaria de Ação Social. Já as famílias que ganham mais que o valor citado a cima, o procedimento é ir em uma das agências da caixa Economia Federal, que disponibilizam financiamento de imóveis de até R$ 100 mil, com até 30 anos de prazo para pagamento.

O município de Fazenda Rio Grande disponibiliza o formulário habitacional - que é o documento que o responsável familiar deve preencher para cadastrar sua família no processo seletivo – na forma eletrônica. O formulário pede informações como data de nascimento, escolaridade, empregabilidade, remuneração de todos os membros da família, se há idosos, crianças, pessoas deficientes ou gestantes na família, além de informações sobre o local da residência e a qualidade de vida.

A seleção é feita por um órgão que realiza o cadastro, em parceria com a Caixa Econômica, e é levado em conta diversos critérios. As famílias selecionadas são informadas através de uma carta, solicitando o comparecimento na agência da CAIXA. 

O Minha Casa Minha Vida possui muitas vantagens, como a escritura, que já sai em nome do comprador no ato do financiamento; os subsídios; a entrada facilitada; as parcelas de financiamento decrescentes depois das chaves; o fundo garantidor do seguro desemprego; os juros reduzidos; a opção de utilizar o FGTS; a opção de financiamento em até 360 meses; a isenção ou o desconto no custo de seguros e despesas cartoriais e a aprovação rápida do crédito.

As casas e apartamentos do Minha Casa Minha Vida normalmente possuem uma sala, uma cozinha, um banheiro, uma área de serviço e dois quartos. O programa já beneficiou mais de 2 milhões de famílias e já tem previsão de entrega ainda para 2017 de mais 3 milhões de moradias em todo o país.

Cuidados na compra de uma casa na Fazenda Rio Grande

Para se comprar casa na Fazenda Rio Grande, é importante ter alguns cuidados, afinal a aquisição de um imóvel é sempre uma decisão difícil, pois envolve altos investimentos. O primeiro passo é estabelecer as coisas que são imprescindíveis, por exemplo se quer um apartamento ou uma casa na Fazenda Rio Grande, qual o tamanho que seria o ideal, se preza pelo silêncio ao redor, quantas vagas de garagem quer, se deseja varanda, se quer quintal e área de lazer. É importante também definir a região onde se pretende morar e calcular quanto se pode e se pretende gastar. 

O mais importante é sempre unir custo e qualidade, obtendo satisfação com a escolha. Por este motivo é importante determinar as necessidades, a disponibilidade financeira as expectativas. Comprar casa na Fazenda Rio Grande requer muita pesquisa.


Compare o preço de Casas à venda na Fazenda Rio Grande

ENDEREÇO BAIRRO VALOR
Av. Parana Estados R$118.900
Rua Jaguariaíva Estados R$117.000
Avenida Rio Amazonas Estados R$122.000
Avenida Nossa Senhora Conceição Santa Terezinha R$170.000
Avenida Brasil Green Field R$130.990
Travessa Piên Estados R$110.000
Avenida Portugal Nações R$140.000
Rua Ébano Green Field R$165.000
Avenida Tomaz Edison De Andrade Vieira Green Field R$159.900
Avenida Cedro Jardim Eucaliptos R$310.000
Rua Nelson Claudino Dos Santos Pioneiros R$390.000
Rua Santo Agostinho Santa Terezinha R$133.000
Rua Das Mirtáceas Jardim Eucaliptos R$165.000
Travessa Zaire Nações R$120.000
Tv. São Romão Santa Terezinha R$350.000
Eucaliptos Jardim Eucaliptos R$250.000
R. Nossa Senhora Do Rosario Santa Terezinha R$115.000
Rua Rio Tejo Iguaçu R$165.000
Rua Castro Alves Jardim Veneza R$128.000
Rua Cabo Verde Nações R$180.000

Filtros aplicados

Fazenda Rio Grande/PR
Casa / Sobrado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10