5.390

Carros usados em Curitiba - PR

Carros usados em Curitiba: um guia completo para garantir a melhor compra

O mercado de carros usados não para nunca, mas se engana quem pensa que esse setor só sobrevive às custas dos carros zeros. Hoje em dia, muitas pessoas optam por comprar carros usados em Curitiba por conta da desvalorização que um carro novo sofre assim que sai da concessionária. Se você quer trocar de carro ou até adquirir seu primeiro automóvel, considere pesquisar os carros seminovos. Vai valer a pena.

Trocar de carro é, geralmente, um momento de grande satisfação pessoal. No entanto, antes da compra, é preciso que você pense bem, se planeje e analise diversos fatores.

Ainda que seu sonho seja o de comprar um carro zero quilômetro, existem inúmeras vantagens em investir seu dinheiro em um carro usado. E não estamos falando de carros cheios de problemas, não.

Não se esqueça de que, para um carro ser seminovo, ele precisa ter menos de 30 mil quilômetros ou ter recém-saído da montadora. A cidade de Curitiba oferece opções para todos os gostos e bolsos.

Então, se está pensando em trocar de carro e quer saber como comprar carros usados em Curitiba sem se arrepender depois da compra, esse post é para você.

Embora a escolha do próximo carro seja uma decisão que envolve diversos fatores emocionais, para garantir o sucesso da sua aquisição é preciso deixar a razão falar mais alto.

A compra de um carro usado exige uma ampla pesquisa e várias comparações, não só de preço. Lembre-se de que são muitos os componentes de um carro e é preciso fazer uma vistoria bastante minuciosa.

O que você precisa, antes de tudo, é fazer os cálculos do quanto pode gastar, avaliar suas necessidades, aliá-las ao seu desejo e, então, ter uma margem de flexibilidade, não se prenda a uma única categoria e facilite sua busca. Confira agora nossas dicas sobre como procurar por carros usados em Curitiba!

Qual a melhor forma de comprar carro em Curitiba?

Loja de carro usado e seminovoA compra de um carro usado é bastante vantajosa, no entanto, é preciso saber exatamente onde procurar o seu novo veículo. Uma boa dica é procurar por anúncios nos portais da internet especializados em compra e venda de carros.

Esses sites concentram vendedores que podem ser filtrados por região e por modelo e ano do carro pretendido, por exemplo. O importante é buscar sites com número alto de visualizações e que tenham boas avaliações de quem já utilizou os serviços.

Os sites de compra e venda de carros usados reúnem tanto pessoas físicas quanto lojas, revendas e concessionárias.

A melhor forma é buscar por uma revenda autorizada do modelo ou da marca do carro que você quer, lembrando sempre que é bom ter mais do que um requisito em mente para aumentar a chance de você ter sucesso na hora de comprar carro em Curitiba.

Quais as vantagens de procurar revendas de carro em Curitiba?

Comprar com revendas ou com concessionárias, ou seja, pessoas jurídicas, torna o processo muito mais rápido e confiável. O volume de vendas é grande e existe sempre a preocupação em manter uma boa reputação entre a população que pode vir a se tornar consumidora.

Ainda que a boa vontade venha por parte das revendas, será muito útil se você tiver cartas na manga para poder negociar e sair ganhando no processo de compra de um carro usado. Você não quer um bom momento sendo ofuscado por surpresas desagradáveis, não é mesmo?

Financeiramente, uma transação comercial entre pessoas físicas pode parecer mais vantajosa, mas não se engane. As revendas de carro em Curitiba têm gastos com remuneração de funcionários e, principalmente, com troca de peças e consertos de possíveis avarias no carro. Ou seja, o carro vem prontinho para rodar; sem dores de cabeça, sem incômodos e sem precisar chamar seu mecânico.

Outra larga vantagem em comprar carros com revendas está na garantia de 90 dias que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura nessas transações. Lembre-se de que, em uma compra direto com o proprietário, você não estará amparado pela lei e terá que acionar a justiça comum e por conta própria.

Uma vez que você fez sua pesquisa inicial pela internet e pelos portais de anúncios de carros, é hora de ir até as revendas. Procure não se empolgar e fechar negócio logo na primeira visita; um consumidor precisa coletar argumentos para ganhar os vendedores.

O importante, aqui, é usar todas as informações que você conseguiu para argumentar e fazer um bom negócio. Se for o caso, volte à primeira revenda e exponha novamente seus pontos e objetivos para garantir uma boa compra.

Essa dica parece levar tempo, mas, acredite, é só impressão. Em um período você é capaz de fazer de duas a três visitas e já se familiarizar ao que é mais importante.

Quais as garantias que as revendas de carros oferecem?

Garantia de carro usadoAinda que comprar seu carro usado em uma revenda lhe inspire confiança, não se esqueça de ficar atento às garantias a que você tem direito. Dar atenção especial a esses itens vai assegurar que você realize uma boa compra e não se arrependa da negociação depois de ela já ter sido feita.

Uma vantagem conhecida é a garantia de três meses de motor e caixa de câmbio. É uma prática bastante comum, embora não seja assegurada pelo CDC. Ainda assim, o Código de Defesa do Consumidor é bem claro com relação a bens duráveis, que é o caso de um carro usado. Vejam o que dizem os artigos 18, 23 e 26.

“Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.

Art. 23. A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade.

Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

§ 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

Em resumo, você, consumidor, tem o direito de ser ressarcido do valor ou ter o carro substituído em caso de o veículo não garantir um desempenho aceitável. E, ainda que o vendedor e a revenda aleguem não conhecer os eventuais problemas do carro, eles ainda são responsáveis por isso.

Não se deixe seduzir quando um vendedor lhe falar sobre a tal garantia de motor e câmbio como se isso fosse uma gentileza. É importante repetir: embora ela não esteja especificada no CDC, a garantia se estende a todo e qualquer problema que venha a acontecer com o carro no período de 90 dias da data da compra. Ou seja, use e abuse dos seus direitos.

É importante lembrar que a lei está acima de qualquer contrato que você assine, certo?

Quais as dicas para fazer a melhor compra de carros usados em Curitiba?

Se você quer comprar carros usados em Curitiba e não sabe o que fazer para ter sucesso e evitar incômodos indesejáveis, siga essas dicas e garanta que esse momento traga somente boas lembranças. Vamos lá?

Sempre cheque a reputação da revenda que você tem interesse

Uma empresa idônea terá boas avaliações e aumentará as chances de você sair da loja satisfeito com o seu carro. Da mesma forma, revendas de carros usados em Curitiba que têm por costume passar o consumidor para trás também terão reclamações.

E muitas! Esse tipo de pesquisa pode ser facilmente feita por meio da internet, é só gastar um tempinho fazendo isso. Vale a pena, não é?

Não abra mão do test drive

Acabou de comprar um carroMas não estamos falando de você pegar somente o carro que está na loja; rodar com o veículo por três ou quatro quilômetros pode não esclarecer muita coisa. Por isso, que tal falar com aquele amigo que tem o mesmo modelo na garagem? Essa experiência é capaz de dizer muito sobre o veículo.

Ainda assim, algumas revendas permitem um test drive mais prolongado nos carros usados, essa amostra pode chegar a três dias! Então, dê a partida, preste atenção aos sinais que o carro dá e procure abstrair um pouco o vendedor no banco do passageiro: ele só vai apontar os aspectos positivos e tirar seu foco do objetivo principal.

Verifique se o veículo sofreu alguma batida grave

Você sabia que as batidas são o maior motivo para os brasileiros acionarem o seguro? Ou seja, não é difícil você encontrar um carro batido, certo? Colisões podem causar estragos permanentes no veículo, mas nem sempre conseguimos avaliar se um carro usado sofreu um acidente.

Em geral, um trabalho de lataria bem feito pode esconder perfeitamente essa informação, mas às vezes pode deixar rastros. Observe minuciosamente a pintura com o carro limpo e seco. Procure por irregularidades e até desníveis na tinta. Se ainda houver dúvida, procure uma empresa especializada e fique com a consciência tranquila.

Fique atento ao financiamento, se esse for o caso

Se você escolheu financiar o valor do seu carro, fique atento a alguns aspectos para não gastar mais do que o carro vale. Essa modalidade envolve muitas taxas e, às vezes, na emoção de ter um carro novo podemos ser facilmente manipulados.

Não se atente somente ao índice de juros e peça o Custo Efetivo Total (CET) do automóvel em que está interessado. Com esse número em mãos, você vai poder calcular exatamente os impostos e os seguros que está pagando para verificar se a transação vale a pena.

Claro que é importante a parcela caber no seu bolso, mas não gaste dinheiro à toa. Ainda que esse número nem sempre seja divulgado, é obrigação que ele lhe seja fornecido. Fique esperto!

Comprei meu carro, e agora? Qual a documentação necessária?

Documentação do carroJá verificou tudo o que podia, programou pegar a estrada e está certo de que esse é o seu novo carro? É hora de ficar atento à documentação necessária para finalizar tudo com chave de ouro.

Verifique junto à revenda de carros usados em Curitiba o número do Renavam para checar se há alguma pendência. Para fazer isso, é só consultar com o Departamento de Trânsito (Detran).

Se estiver tudo certo, peça os comprovantes originais de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano vigente e dos três anteriores; o certificado de registro de licenciamento do veículo; e o recibo de transferência.

Após a venda ter sido concretizada, você tem trinta dias para fazer a transferência do veículo para o seu nome. Providencie cópias de CPF, RG, decalque do chassi e comprovante de residência para realizar essa etapa ou contrate um despachante.

A compra de um carro exige bastante cuidado e deve ser feita com a máxima responsabilidade, afinal, é um bem valioso e que deve ficar com você por muitos anos. Se arme de todas as informações possíveis, faça suas pesquisas e negocie essa conquista da melhor forma. É um momento para se comemorar, portanto, seja cauteloso e evite arrependimentos.

Agora que você já está preparado para pesquisar carros usados à venda em Curitiba com toda a segurança, que tal conhecer os carros mais buscados.

Confira as ofertas de gol usado, palio seminovo, Chevrolet Agile e Cruze em Curitiba.

Compare os preços de Carros usados à venda em Curitiba

MODELO Ano Preço
Volkswagen Voyage 2013 R$33.890
Renault Logan 2015 R$40.890
Audi A6 2016 R$195.700
Fiat Stilo 2004 R$13.900
Chevrolet Classic 2015 R$25.890
Renault Megane 2007 R$24.900
Chevrolet Cobalt 2014 R$39.890
Volkswagen Gol 2011 R$21.890
Ford Ranger 2009 R$48.900
Chevrolet Corsa 2010 R$19.900
Volkswagen Fox 2009 R$21.500
Fiat Palio 2012 R$18.900
Ford Fiesta 2013 R$22.900
Volkswagen Saveiro 2005 R$21.900
CitroËn C3 2005 R$15.900
Renault Duster 2018 R$66.000
Fiat Freemont 2014 R$67.900
Renault Captur 2018 R$67.900
Bmw X1 2014 R$93.990
Bmw 528i 2014 R$129.900

Filtros aplicados

Curitiba/PR

Tem certeza que deseja remover este anúncio dos favoritos?

Remover cancelar
Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar
Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar