Toyota Hiace no Brasil: A van que promete mudar o jogo
Toyota Hiace estreia no Brasil com motor da Hilux, câmbio automático e garantia de 10 anos, pronta para rivalizar com as principais vans
A chegada da Toyota Hiace ao mercado brasileiro, sem dúvida, marca uma virada estratégica da montadora japonesa.
Após décadas dominando segmentos como picapes e SUVs com Hilux e SW4, a marca estreia entre as vans de passageiros com uma proposta que combina motor consagrado, robustez, conforto e uma garantia inédita de 10 anos.
Mas será que a Hiace está realmente pronta para rivalizar com ícones como Renault Master, Fiat Ducato e Mercedes Sprinter?
Analisamos os comentários de três especialistas do YouTube, Automais, Motor1 Brasil e Opinião Sincera, para entender os pontos fortes, as críticas e o que esperar desse novo player.
O que dizem os especialistas
Review 1 – Automais: “ Toyota Hiace é a Hilux das Vans”
A primeira análise, conduzida em tom descontraído e técnico, destaca a familiaridade da Hiace com a linha Hilux.
Ela compartilha o motor 2.8 turbodiesel de 174 cv e 45,8 kgfm de torque, além do câmbio automático de 6 marchas.
A proposta, segundo o apresentador, é clara: oferecer uma van confiável, robusta e com comportamento dinâmico surpreendente para um veículo desse porte.
Apesar de seu tamanho, a dirigibilidade foi elogiada, especialmente pelo conforto na condução e pela resposta da transmissão.
Mesmo em uma pista, a van mostrou-se competente.
O consumo (8,5 km/L na cidade e 9,8 km/L na estrada) foi apontado como excelente para a categoria.
Internamente, o review ressalta soluções práticas: ajuste de volante em altura e profundidade, bancos reclináveis, saídas de ar-condicionado individuais para todos os passageiros e diversos porta-objetos.
O espaço interno é generoso, mas há ressalvas pontuais sobre o espaço para as pernas em algumas fileiras.
A tampa do porta-malas, que se abre para cima, também chamou atenção pelo tamanho e usabilidade.
Destaque final para o posicionamento de mercado: o preço de R$ 364.990 é competitivo considerando que outras vans automáticas costumam custar mais e muitas nem oferecem essa opção.
Review 2 – Motor1 Brasil: “Toyota Hiace: Ela é tudo o que a concorrência não tem”
O segundo review da Toyota Hiace, feito por Thiago Moreno, traz uma abordagem comparativa mais contundente.
O foco foi mostrar como a Toyota entrou no segmento “pisando firme”, com soluções técnicas que otimizam tanto conforto quanto performance, como por exemplo, o feixe de molas sob o eixo traseiro, que rebaixa o centro de gravidade e melhora estabilidade, um diferencial em relação à própria Hilux.
A posição de dirigir é “quase de um carro de passeio”, algo raramente visto nesse segmento.
Aliás, ele também pontua que o entre-eixos generoso (3,86 m) e a suspensão dianteira McPherson contribuem para uma dirigibilidade surpreendente.
Mesmo forçando curvas em alta velocidade no autódromo, a Hiace demonstrou equilíbrio e agilidade incomuns para uma van de 16 lugares.
Outro diferencial, segundo o reviewer, é a garantia Toyota 10 (até 10 anos ou 150.000 km para uso profissional), algo inédito entre as rivais.
Além disso, as três primeiras revisões são gratuitas, e o custo das seguintes é bastante acessível.
Moreno destaca ainda que o preço, apesar de alto, é agressivo frente à concorrência: modelos manuais como Master e Ducato custam mais, e automáticas como Transit e Sprinter extrapolam os R$ 380 mil.
A crítica mais relevante foi ao retrovisor com ajuste manual, que exige ajuste físico, algo que poderia ter sido facilmente resolvido com comandos elétricos.
Review 3 – Opinião Sincera: “Toyota Hiace é a van mais completa e racional do mercado”
O terceiro reviewer também embarcou no autódromo para testar o desempenho da Hiace e destacou que, apesar do grande porte (5,91 m de comprimento), o raio de giro de 6,9 m facilita muito as manobras urbanas.
A aerodinâmica foi mencionada como ponto forte, com colunas chanfradas, para-brisa inclinado e retrovisores bem desenhados para reduzir o ruído do vento.
Na comparação com as principais rivais, a Hiace se sobressai em vários pontos: é a mais potente (174 cv), tem câmbio automático de série, oferece conforto interno acima da média (bancos reclináveis, ar-condicionado com saídas individuais para cada passageiro e bancos sem caixas de roda no meio do caminho).
Ele também reforça que os cintos de três pontos para todos os ocupantes e os freios a disco ventilados nas quatro rodas demonstram preocupação com a segurança.
Entre os pontos de melhoria, além do já citado espelho retrovisor de ajuste manual, foi mencionada a ausência de piloto automático, o que seria desejável para motoristas que passam longas horas ao volante.
Ainda assim, o conjunto da obra foi considerado excelente.
O reviewer, que tem ampla experiência em viagens com vans, reforçou o bom aproveitamento do espaço interno, a sensação de solidez ao dirigir e a lógica por trás de cada detalhe técnico.
Comparando os destaques
Os três reviews convergem em vários aspectos, o que consolida algumas certezas sobre a Toyota Hiace:
Pontos Fortes Comuns
Conjunto mecânico confiável e robusto, herdado da Hilux;
Câmbio automático de série (único da categoria com essa proposta);
Excelente conforto de condução para o motorista;
Ar-condicionado com saídas individuais em todas as fileiras;
Garantia de 10 anos e revisões gratuitas iniciais;
Preço competitivo diante das rivais automáticas (e até de alguns manuais).
Críticas Repetidas
Ajuste manual dos espelhos retrovisores (inadequado para veículos de uso comercial com motoristas revezando);
Ausência de piloto automático.
A Hiace entrega mais do que promete?
A Toyota Hiace estreia no Brasil como um produto maduro, funcional e surpreendentemente competitivo.
Embora tecnicamente seja uma “novata” no nosso mercado, traz décadas de know-how em outros países, motor testado até a exaustão em milhares de Hilux e SW4, e um conjunto de soluções voltadas para o trabalho real, onde conforto, consumo, robustez e confiabilidade fazem toda a diferença.
Ela não revoluciona o segmento das vans comerciais, mas redefine o que deve ser o novo padrão.
Em vez de vender apenas espaço e motor, entrega inteligência de projeto, ergonomia de condução e confiança de pós-venda.
Não à toa, os três especialistas destacaram com entusiasmo que ela “anda como carro”, “é mais forte que todas” e “oferece uma dirigibilidade segura e ágil”.
Se você é frotista, motorista profissional ou busca uma van com foco em conforto, durabilidade e baixo custo operacional, a Hiace já chega como referência.
E com preço abaixo de muitas rivais menos equipadas, a Toyota acertou ao usar sua credibilidade para entrar em um nicho onde o nome pesa, mas o produto, desta vez, entrega ainda mais.