Avaliação da Honda CG
Na nossa avaliação da Honda CG, você encontra detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação da Honda CG.
Após décadas como líder de mercado, o modelo CG ainda faz sucesso com os consumidores brasileiros graças às suas constantes atualizações e modernizações, seguindo tendências de consumo, economia e aerodinâmica.
Com uma trajetória marcada pelo sucesso, a CG foi o primeiro modelo da marca a ser fabricado em solo brasileiro
Todavia desde o seu lançamento, já alcançou a marca de mais de 11 milhões de unidades vendidas.
A Honda chegou ao Brasil no ano de 1971, mas foi apenas em 1976 que ela passou a produzir em solo brasileiro uma moto com motor de 125cc e 4 tempos, conhecida como Honda CG 125.
A produção da Honda CG 125 marcou a história da indústria brasileira, pois iniciou a produção de motos no país e de lá pra cá, já são décadas fazendo parte do dia a dia do povo brasileiro.
A motocicleta leva o nome de CG por ser um veículo para uso urbano.
Mas a Honda acabou batizou este modelo com a abreviação de “City General” para demonstrar que esta motoneta pertence aos asfaltos das cidades.
Alguns dos modelos mais conhecidos da Honda CG são:
Honda CG 125 (Ano 1976)
Conhecida como “Bolinha” devido às suas formas arredondadas, a Honda CG 125 conquistou o público brasileiro.
Mas além da fácil manutenção, valor acessível e motor de cilindro a quatro tempos, a moto desenvolvia 11 cv de potência a 9000 rpm, e atingia pouco mais de 100 km/h.
Com tantas vantagens, em menos de um ano após seu lançamento, a CG 125 representava cerca de 79% do mercado de duas rodas, todavia comprovando o sucesso da moto.
Todavia outro fator que foi decisivo ao seu sucesso foi a crise do petróleo da década de 1970, que ocasionava em preços elevados da gasolina. Mas a Honda CG 125 era extremamente econômica, rendendo 57km/l.
Mas em 1981, a Honda saiu na frente e passou a oferecer a 1ª moto com motor a álcool do mundo.
Honda CG 125 – 2ª Geração (Ano 1983)
A partir de 1983, a moto ganhou mudanças no visual: linhas retas, maior volume e tanque com capacidade para 12l.
O câmbio de cinco marchas permitiu melhor aproveitamento da potência do motor, além de, todavia, proporcionar segurança aos pilotos.
Honda CG Cargo – (Ano 1988)
Uma das características mais marcantes da Honda CG 125 Cargo é o banco reduzido, oferecendo espaço apenas para o motorista.
Visando o público que utilizava motos como meio de transporte para o trabalho, a Honda apresentou em 1988 a Honda CG 125 Cargo.
Neste modelo, o banco passou a oferecer espaço apenas para o motorista, permitindo a instalação de um baú.
A CG 125 Cargo apresentava bagageiro espaçoso, além de quadro e roda traseira reforçados.
Honda CG 125 Today (Ano 1989)
Em 1989, a Honda lançou o modelo CG 125 Today, com leves mudanças no design que ficou mais esportivo.
Este modelo marcou o início da 3ª Geração das Hondas CG. Mas foi apenas em 1992 que a moto sofreu sua principal reformulação mecânica: motor silencioso e potente, ignição eletrônica, potência de 12,5cv, torque de 1 m.kgf, e velocidade de até 115km/h, levando 17s para acelerar de 0 a 100km/h.
Honda CG 125 Titan (Ano 1994)
Marcando a 4ª Geração das CG no Brasil, a Honda lançou em 1994 a CG 125 Titan. Todavia foi também nesta data que a Honda completou 18 dos modelos produzidos no Brasil desde o lançamento da 1ª Geração, em 1976.
Este modelo recebeu design arredondado, e melhora nos freios, embreagem e painel.
Honda CG 125 KS e Honda CG 125 ES (Ano 1999)
Em 1999, a Honda CG chegou à sua 5ª Geração com dois modelos da Titan: a KS (Kick Starter), com partida no pedal; e a ES (Eletric Starter), com partida eletrônica.
Ambos os modelos chegaram com o tão esperado freio dianteiro a disco.
Entretanto outra mudança que estes dois modelos trouxeram foi o painel com marcador de combustível.
Em 2002, chegou ao mercado o modelo intermediário entre as CG KS e ES, a CG 125 KSE.
O modelo KSE chegou oferecendo partida elétrica e freios a tambor.
Honda CG 150 Titan (Ano 2004)
Com motor de 150cc, a CG 150 Titan chegou ao mercado no ano de 2004, marcando a 6ª Geração da moto.
Todavia em 2005, a Honda lançou os modelos: CG 125 Fan, um modelo acessível e com design moderno e despojado; CG 150 Job e CG 150 Sport, nas versões flex, movidas a etanol e à gasolina.
Mas no ano de 2006, a Honda lançou uma série especial da CG 150 Titan em comemoração aos 35 anos da montadora japonesa em solo brasileiro.
Honda CG 150 Titan (Ano 2009)
Líder de vendas em 2009, a Honda CG ganhou neste mesmo ano a sua 7ª Geração.
Com tanque de 16,1l, e visual moderno e esportivo inspirado na Hornet 600F, este modelo além de econômico, apresentou redução na emissão de gases poluentes.
Honda CG 150 (Ano 2013)
A 8ª Geração é marcada pela mudança radical do visual. O farol deixou de ser redondo, tornando-se mais esportivo.
O layout da CG 150 de nada lembra o visual “bolinha” de 1976; e a moto também ficou mais leve! Com 4kg a menos, ela se tornou mais ágil para pilotar.
Honda CG 2016
Muitas mudanças estão sendo aguardadas para os novos modelos da CG e a Honda já anunciou que a partir do próximo ano não oferecerá mais modelos com carburador, o que levará a CG 125 a passar por mudanças e reformulação num futuro bem próximo.
Todavia além das novidades de estética, o propulsor também apresentará melhorias com relação aos anteriores.
No novo modelo, o motor é um monocilíndrico com comando de válvulas simples no cabeçote, arrefecido a ar e flex (etanol/gasolina).
O novo eixo balanceiro virá com dois contrapesos laterais ao invés de somente um no centro para reduzir as vibrações e a cilindrada vai aumentar de 150 para 162.7 cm³.
Para os fãs da motoneta, também haverá redução da transmissão primária, mudanças nas relações de marcha e até o aumento de eficiência do alternador.
Entretanto não há dúvidas de que, novamente, virá coisa boa por aí!
Ficha técnica da Honda CG
Itens de série da Honda CG
Média de consumo
A média de consumo na CG 160 manteve praticamente a mesma. Com abastecimento a Gasolina a moto fez uma média de 35 km/l no circuito cidade/estrada.
Mas com abastecimento a Álcool a CG 160 Titan fez a média de 28 km/l no circuito cidade/estrada.
A nova CG 160 foi totalmente pensada para facilitar e baratear o custo da manutenção.
Em seu novo motor não é mais necessário desmontar o cabeçote para retirar o comando de válvulas, além disso, o novo propulsor possui um rolamento de agulha no eixo do balancim, onde antes existia um rolamento de esfera, essas alterações, bem como o uso dessa nova peça tem desgaste menor e exige menos manutenção da motoneta.
Com base em pesquisas de mercado, tendo como principais fontes lojistas independentes, revendedores e classificados, tem-se uma média mínima de valor de revenda, conforme a tabela abaixo:
Consulte a nossa Tabela Fipe e confira os preços de todos as versões das motos Honda CG.
Esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação da Honda CG.
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