3.680

Apartamentos à venda em São José dos Pinhais - PR

Cresce a procura por apartamentos à venda em São José dos Pinhais

Nos últimos anos, a procura por imóveis para compra e venda cresceu no Paraná, principalmente na região metropolitana de Curitiba. O destaque no ramo imobiliário vai para apartamentos a venda em São José dos Pinhais, e um dos motivos do aquecimento nesse nicho de mercado deve-se a infraestrutura da cidade que está em constante desenvolvimento. Misto de modernidade e tradição, São José dos Pinhais mistura a tecnologia de ponta das industrias e aeroporto com a calmaria e beleza das áreas rurais mais afastadas, tornando-se única, atraindo a cada dia mais investidores. 

História e Tradição – A Origem de São José dos Pinhais

A cidade nasceu em 16 de julho de 1852 por intermédio da Lei Nº 10, na então Província de São Paulo. Na ocasião, foi batizada de Villa de São José dos Pinhais. No ano seguinte ganhou a Câmara dos Vereadores, mais precisamente no dia 08 de janeiro (que hoje em dia é o nome de uma praça municipal) e só ganhou o patamar de cidade paranaense no dia 27 de dezembro de 1897, abandonando de uma vez o título de vila. 

O nome São José dos Pinhais foi a junção de uma homenagem ao santo católico e às grandiosas árvores que cobriam todo o território local. Se no início era mata fechada e poucos moradores, hoje em dia o município é um local em ascensão socioeconômica e que está em constante renovação, trazendo qualidade de vida a quem nasce por lá ou a escolhe para viver.

Vantagens de morar em São José dos Pinhais

Morar fora da capital para uns é difícil até imaginar, mas a região metropolitana, em especial São José dos Pinhais oferece muitas vantagens. A cidade é a quinta maior do Estado do Paraná e fica há apenas 15 minutos do Centro de Curitiba. Bem estruturada, em perímetro urbano, chama atenção por sua vasta gama comercial que inclui shoppings, bares, restaurantes e lojas, museus, entre outros.

São José dos Pinhais é um polo industrial internacional e gera milhares de empregos todos os anos. Num ranking estadual, houve crescimento neste número desde a década de 90, ou seja, os índices de desemprego tendenciam ser menores que em cidades onde existem poucas ou nenhuma indústria. Nela funcionam importantes fábricas do setor automotivo mundial como a Renault, Nissan, Volkswagen e Audi. Destaque também para grandes grupos como O Boticário, AMBEV, e Nutrimental que também movimentam vários setores, além da economia a nível mundial, e possuem sede na cidade. 

As belezas de São José dos Pinhais são um show à parte, pois há vários pontos turísticos, tanto em perímetro urbano, quanto rural. A cidade conta também com um dos maiores e mais modernos aeroportos do Brasil – o Afonso Pena – ponto de ligação com vários países, uma vez que opera voos nacionais e internacionais. Para ter ideia, a média anual de passageiros que embarcam e desembarcam todos os dias passa dos cinco milhões. Mas para quem não vai alçar voos tão longos e quer apenas descansar no fim de semana, basta seguir rumo à BR 277 que corta um trecho do território urbano e em menos de uma hora é possível desfrutar as delícias gastronômicas e belezas naturais do litoral do Paraná.

Educação

São José dos Pinhais se destaca também nessa área. Quase toda sua população é alfabetizada e há vários projetos municipais que contemplam crianças, jovens e adultos residentes no município. Possui várias faculdades e abriga um dos câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Positivo, FAE e entre outras. 

Saúde

A cidade oferece diversos programas importantes na área da saúde para a população. Há um excelente controle de natalidade, índices baixíssimos de mortalidade infantil e bons hospitais e clínicas conveniados ao SUS. 

Agricultura

Dentre as principais atividades que movimentam o cenário econômico de São José dos Pinhais está a agricultura. Para se ter ideia, a cidade está em primeiro lugar entre as 20 cidades que mais produzem e abastecem o CEASA de Curitiba. Boa parte disso deve-se ao fato de que mais de 80% do território seja rural, o que fortalece ainda mais a produção agrícola. Destaque para a produção de frutas, hortaliças, e cereais, além de ser forte também no ramo agropecuário, produzindo suínos, aves e bovinos.

Transporte

SJP conta com boa frota de veículos que fazem o transporte coletivo na cidade e auxilia a população no dia a dia. O custo para ir e vir dentro do território municipal é inferior ao que se gasta em Curitiba, por exemplo. Há ainda opção de integração total e parcial com a capital, dependendo do trajeto a ser realizado. A frota de veículos particulares ocupa o sexto lugar no Estado do Paraná. Porém, não se compara com o trânsito de outras cidades, incluindo a principal vizinha.

Atrativos Turísticos

SJP oferece diversão para todos os gostos, tanto para quem gosta do agito da cidade grande, quanto para quem prefere o sossego das colônias formadas por famílias de descendência europeia que fazem parte da história sociocultural da cidade. Na cidade é possível dar uma volta pela região central e visitar a histórica Catedral de São José localizada na Praça 08 de Janeiro, construída pela primeira vez em 1708, refeita em 1905 e que hoje em dia é um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Na mesma praça também se encontra a Biblioteca Municipal (inaugurada em 1912).

Já na área rural é que moradores e visitantes aproveitam para relaxar, apreciar as belezas naturais e ainda, degustar o melhor da culinária local e vinhos produzidos ali. É possível chegar até lá de carro ou ainda através da linha Turismo da cidade onde o turista pode embarcar em um ônibus especial que leva ao Caminho do Vinho. O passeio dura cerca de cinco horas e é possível fazer paradas para conhecer um pouco mais da cultura local, tirar várias fotos e ainda fazer parada para almoçar, beber um bom vinho ou tomar um saboroso café colonial. 

Na Rota de Turismo Rural – que fica na Colônia Mergulhão – há a possibilidade de visitar 29 propriedades onde há várias vinícolas, pousadas, pesque-pague, chácaras de lazer, além de restaurantes e cafés coloniais. Nos meses mais frios acontecem as famosas festas da cidade, como a do Pinhão e do Vinho, reunindo milhares de pessoas em barracas de comida típica e shows nacionais. Além de todos os atrativos, morar na cidade é mais “em conta”, a começar pelos valores dos imóveis.

Imóveis com valores mais acessíveis

De modo geral, o custo de vida na cidade é relativamente mais baixo do que em Curitiba, a começar pelo preço do metro quadrado que interfere diretamente no valor dos imóveis. 

Morar ou investir em casas e apartamentos em São José dos Pinhais pode ser uma boa alternativa a quem está em busca de mais tranquilidade para viver e economizar na hora da compra do novo imóvel. Apesar da cidade ser menor que a capital do Estado, ao todo são 39 bairros bem distribuídos e que vem ganhando maior valorização a cada ano. 

Para se ter ideia, enquanto em Curitiba o metro quadrado chega a custar mais de R$5 mil (dependendo da região), na “vizinha” a economia pode chegar a R$2mil por m², em uma região nobre da cidade. Ou seja, além do custo ser menor, muitas vezes é possível comprar mais por menos. Há também grande procura por apartamentos a venda nos bairros mais próximos do Centro da cidade como São Pedro, Silveira Da Motta, Bom Jesus, São Domingos, Aristocrata, Braga, Carioca, Pedro Moro, Cruzeiro, Boneca Do Iguaçu e Cidade Jardim

Pode parecer óbvio, mas em bairros afastados o valor para comprar apartamento em São José dos Pinhais é relativamente menor. O que é ideal observar é a localização e se fica próximo ao local de trabalho, por exemplo. Para não ter erro na hora da escolha, abaixo constam algumas dicas para auxiliar a escolher um bom apartamento para comprar ou investir, sem sustos e surpresas.

DICAS – Como escolher um bom apartamento em SJP?

Quem quer garantir um bom “pé de meia” para o futuro ou fazer “girar” aquele dinheiro “parado”, comprar apartamento em SJP pode ser um ótimo investimento. Mas como escolher o imóvel certo de acordo com suas necessidades? Alguns passos são importantes a serem seguidos. 

1- Determinar o orçamento

Primeiramente o que deve-se observar é o quanto pode-se gastar no momento, seja com recursos próprios ou até mesmo financiamentos e consórcios. No Chaves na Mão, por exemplo, há muitas opções de apartamentos em SJP, tanto novos quanto usados. Normalmente um imóvel usado pode ter custo reduzido. Porém, nem sempre este estará com condições de compra tão facilitada quanto os apartamentos novos ofertados por programas como o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.

2- Utilização do espaço

O interessante depois de fazer um bom planejamento financeiro é definir qual será o tipo de utilização do espaço – se é para morar ou para investir -. Pode não parecer, mas este é um passo muito importante antes da decisão de compra. Se for para morar, é importante pensar a longo prazo, por exemplo: um casal de noivos.

A curto prazo pode ser que só morem os dois, mas a médio ou longo espaço de tempo, a tendência é de a família aumentar. Então, nesse caso, é interessante optar por um apartamento com dois ou três quartos – ou até mais -. Sendo assim, decidir sobre o tamanho do novo imóvel é imprescindível, pois fazer a escolha errada pode dificultar as coisas futuramente, e possivelmente o novo proprietário poderá querer mudar-se antes do planejado.

Portanto, trace um plano sobre as intenções familiares e profissionais com o apartamento novo. Pode ser que além de morar, alguém de sua família queira utilizar um dos cômodos como escritório ou sala de estudos, por exemplo, afinal a tendência é o home office. 

3- Localização do Imóvel

A localização do imóvel, seja ele casa, apartamento ou sobrado é muito importante. Observe se há por perto pontos comerciais como restaurantes, farmácias, supermercados, escolas, etc. Tudo isso valoriza o local, principalmente se houver potencial para surgirem grandes empresas. 

4- Investimento x Financiamento

Voltando ao assunto financeiro, uma boa ideia para quem decidiu investir, mas não tem todo o dinheiro para comprar à vista ou irá optar pelo financiamento para comprar um imóvel, é que assim que estiver com as Chaves na Mão, coloque o imóvel para alugar. A procura por locação de apartamentos em SJP também é grande, e assim, seu inquilino acabará pagando as parcelas para você. Você deve estar se perguntando como, não é mesmo? Simples. Com o dinheiro do aluguel é possível liquidar as parcelas e quitar uma boa parte sem muito esforço!

5- Idade do Imóvel

Apesar da oferta de apartamentos novos em SJP ser maior, os usados também estão disponíveis para compra na cidade. É importante observar a idade do imóvel para não receber surpresas com o decorrer do tempo. Porém, isso também não é uma regra. Há muitos apartamentos usados para comprar em excelentes condições de conservação e estrutura. 

6- Vaga de Garagem

Pode parecer besteira mas muita gente não se atém a esse pequeno detalhe. Por mais que você não tenha um veículo, sempre é bom ter pelo menos uma vaga, nem que seja para quando as visitas vierem até seu novo apartamento, ou para carregar algo, parar veículos para descarregar as compras do supermercado... 

7- Estilo do condomínio e infraestrutura

O ideal é que assim que encontrar seu apartamento no Chaves na Mão, agende uma visita com o anunciante para conhecer pessoalmente o imóvel e o condomínio. Dessa forma, é possível ver tudo que o local oferece e se condiz com suas expectativas e de sua família. É legal ver questões como fornecimento e aquecimento a gás, se há piscina, salões de festa, quadras, e etc. Além de valorizar a área, isso irá interferir diretamente no valor da taxa mensal do condomínio.

Sabemos que, em meio às milhares de ofertas, é difícil escolher um lugar para morar e por isso facilitamos o seu trabalho: continue conosco e descubra muito mais nas casas à venda em São José dos Pinhais!


Compare o preço de Apartamentos à venda em São José dos Pinhais

ENDEREÇO BAIRRO VALOR
Rua Pará Boneca do Iguaçu R$215.000
Rua Orestes Persegona Parque da Fonte R$170.000
Rua Professor Antônio Dantas Parque da Fonte R$154.900
Rua Francisco Dal Negro Bom Jesus R$143.285
Rua Professora Ernestina De Macedo Souza Cortes Parque da Fonte R$165.000
Rua Alcídio Zaniolo Roseira R$137.000
Rua Professora Ernestina De Macedo Souza Cortes Parque da Fonte R$190.000
Rua Professor Antônio Dantas Parque da Fonte R$199.900
Rua Doutor Canuto Maciel De Araújo Cidade Jardim R$260.000
Rua Expedicionário Afonso Licheski Afonso Pena R$195.000
Avenida Nestor Pereira De Castro Colônia Rio Grande R$129.900
Rua Mandirituba Afonso Pena R$210.000
Rua Das Nações Unidas Cidade Jardim R$165.000
Travessa Ferdinando Aristides Moleta Afonso Pena R$196.000
Rua Sezinando Martinato Da Cruz Afonso Pena R$175.000
Rua Hiram Augusto Maia Parque da Fonte R$150.000
Rua Pará Boneca do Iguaçu R$159.900
Rua Ladislau Aleixo Rio Pequeno R$160.000
Rua Paulo Freire Parque da Fonte R$135.000
Rua Acre Boneca do Iguaçu R$200.000

Filtros aplicados

São José dos Pinhais/PR
Apartamento
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10