Faça sua busca com a mesma eficiência no computador, tablet ou celular!

Baixe o aplicativo Chaves na Mão.

Toyota Etios

Dê sua opinião sobre Dê sua opinião

Confira o preço do Toyota Etios: Tabela FIPE

História do Etios

O Etios oferece um ótimo conjunto mecânico, mesmo no motor com menor cilindrada. O design do carro não chega a ser impressionante, mas as linhas externas harmonizam entre si, tanto no hatch quanto no sedã.
Seu câmbio manual de cinco marchas oferece engates que compensam e deixam a dirigibilidade mais prazerosa. A suspensão é ajustada sob medida, sendo um dos pontos positivos do carro. O espaço interno do Etios é surpreendente. O condutor encontra posição perfeita para dirigir sem muita dificuldade.

ETIOS PRETO

O Etios é o primeiro modelo compacto da marca japonesa no mercado brasileiro. No Brasil, foi lançado em setembro de 2012. Atualmente fabricado na planta da Toyota em Sorocaba – SP, o Etios foi criado para servir países emergentes, como Índia e Brasil, e gerar volume de venda para a fabricante. No modelo 2015, ele recebeu uma pequena repaginada no painel.
 
Versão 2016
Em 2016, o novo modelo do Etios trouxe uma nova central multimídia, com tela de sete polegadas sensível ao toque, entradas para cabo HDMI, cartão SD, USB e conexão Bluetooth, além de contar com o sistema Mirror Link, que permite fazer o espelhamento da tela do smartphone na central multimídia. Os itens são oferecidos nas configurações mais caras do Etios Hatch e do Etios Sedã e é de série no Etios Cross, a versão "aventureira".

ETIOS AZUL

Na versão hatch, o Etios mede 3,7 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. No bagageiro, ele carrega 270 litros. O hatch é oferecido em cinco versões, incluindo a Cross, que exibe visual com apelo mais aventureiro, que se diferencia pela grade frontal estilo quebra-mato, pelo para-choque mais largo, pelos faróis com máscara negra, pelos retrovisores com luzes de seta integradas, pelas rodas de liga leve com acabamento preto e pelas barras no teto - que levam até 50 kg de carga.
Os motores são 1.3 (única para o hatch) e 1.5 (opção para o sedã e a única do Cross), ambos flex. O primeiro desenvolve 90 cavalos (com etanol) e tem 12,8 kgfm de torque a 3.100 rotações por minuto. O 1.5 tem 96,5 cv e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. Ambos são combinados com transmissão manual de 5 marchas.

ETIOS PRATA

ETIOS PRETO ETIOS PRETO ETIOS VERMELHO ETIOS VERMELHO INTERNO DO ETIOS ETIOS SEDAN INTERNO DO ETIOS ETIOS SEDAN ETIOS BRANCO INTERNO DO ETIOS ETIOS SEDAN ETIOS SEDAN

Especificações técnicas

Ficha técnica
• Motor 1.3 – 90 cv (etanol) e 84 (gasolina)
• Motor 1.5 – 96,5 cv (etanol) e 92 cv (gasolina)
• Comprimento – 3777 mm (hatch) 4265 mm (sedan)
• Largura – 1695 mm
• Altura – 1510 mm
• Capacidade do porta-malas – 270 litros (hatch) e 562 litros (sedan)
• Capacidade do tanque de combustível – 45 litros
 
Itens de série
• Airbags 2.
• Porta traseira abertura vertical.
• Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
• Consumo de combustível secundário: 12,5 e 13,0.
• Distribuição eletrônica de frenagem EBD.
• Estepe em ferro e normal.
• Rodas dianteiras e traseiras em ferro 14 com 5,0pol de largura.
• Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque, vidros elétricos na traseira.
• Limpador do para-brisa com intermitência fixa.
• Vidros verdes.
• Vidro traseiro fixo com antiembaçante e limpadores do para-brisa com ciclo constante.
• Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado.
• Retrovisor interno.
• Ar condicionado.
• Transmissão manual com cinco velocidades no assoalho, C550 e manual.
• Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
• Direção Assistida proporcional à velocidade e tipo.

ETIOS VERMELHO

• Volante de direção com ajuste de altura.
• Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e voltado para frente.
• Bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista, manual, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual.
• Revestimento dos bancos em tecido.
• Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central estático.
• Cintos de segurança no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador.
• Com ajuste na altura nos bancos dianteiros.
• Airbag dianteiro para motorista e passageiro.
• Pintura metálica.
• Alarme.
• Travamento central remoto.
• Cobertura do porta-malas rígida.
• Pneus: dianteiros, traseiros, 175 x 65 T e 82.
• Faróis de superfície complexa e lâmpada halógena.
• Acabamento de luxo com imitação de alumínio na alavanca de câmbio e piano preto no painel nenhum.
• Conta-giros.

INTERNO DO ETIOS

• Um hodômetro parcial.
• Painel instrumentos.
• Tração dianteira.
• Capacidade de carga: banco traseiro normal - até altura dos vidros (litros): 270 e medida do fabricante.
• Espelho de cortesia para motorista e passageiro.
• Imobilizador.
• Para-choques na pintado, dianteiros e traseiros.
• ABS.
• Dois freios à disco com dois discos ventilados.
• Aerofólio na cor do veículo e no teto.
• Tomada com saída 12v dianteira.
• 5 assentos com configuração 2+3.
• Carroceria com cinco portas tipo hatchback entre eixos curto.

Consumo

O Toyota Etios possui motor 1.3 na versão de entrada, capaz de render 90 cv quando abastecido com etanol e 84 cv com gasolina. Já as demais configurações trazem o propulsor 1.5 flex de 96 cv com etanol e 92 cv com gasolina. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Conforme avaliação do Inmetro, as médias de consumo de combustível do Toyota Etios, rodando na cidade e na estrada, são:
• Motor 1.3 – 8,7 Km/l com álcool e 12,7 Km/l com gasolina (média entre cidade e estrada).
• Motor 1.5 – 8,9 Km/l com álcool e 12,9 Km/l com gasolina (média entre cidade e estrada).

*Etios 1.5 é o mais econômico.

INTERNO DO ETIOS

Manutenção

O Toyota Etios também está muito bem posicionado quando se trata de manutenção.
O modelo Etios sedã apresentou o menor custo sugerido de manutenção mecânica, de acordo com o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e segurança Viária).
Em uma avaliação com outros 45 veículos, o Etios sedã conquistou o primeiro lugar em um empate múltiplo e é considerado o veículo que, atualmente, possui a manutenção mais barata do mercado. 
A versão Etios hatch 1.5 também participou da avaliação e ficou em segundo, com um dos menores custos de manutenção. 

Valor de revenda

Atualmente vendido no mercado brasileiro nas versões X 1.3, XS 1.5, XLS 1.5, sedan X 1.5, sedan XS 1.5, sedan XLS 1.5, sedan Platinum 1.5 e Cross 1.5, o modelo tem preço básico de R$ 41.890 na versão de entrada e, R$ 56.490 na versão mais completa top de linha. Veja os preços de todas as versões no final da página.

Avaliação do veículo

  • Avaliação geral
    0
  • Design  
    0
  • Performance  
    0
  • Conforto e Acabamento 
    0
  • Dirigibilidade 
    0
  • Consumo de Combustível 
    0
  • Manutenção 
    0
  • Custo x Benefício 
    0