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Ford Focus

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História do Focus

FOCUS 2016

O Focus, lançado em 1998 para substituir o Escort na linha de compactos médios, é a forma que a Ford encontrou para competir contra Brava (Fiat), Astra (Chevrolet) e Golf (Volkswagen). Destacado de seus rivais pelo design mais ousado, o Focus só chegou ao Brasil no ano 2000, quando o modelo produzido na Argentina começou a ser importado pelas concessionárias. Desde o lançamento, o Focus oferece duas versões distintas, o hatchback (sucessor de fato do Escort) e o sedã que suplantou o Verona.
A primeira geração do Focus no Brasil (chamada MK1) era equipada com o motor Zetec SE 1.8l 16V para o hatch e o 2.0l 16V no sedã. O propulsor da versão longa do Focus foi incluído na linha hatch em 2002 e no ano seguinte os modelos passavam a contar com opção de câmbio automático de 4 velocidades quando equipados com o motor mais potente.
A MK1 passou por uma reestilização em 2004, além de receber os motores Zetec RoCam 1.6l 16V produzidos no Brasil nas versões hatchback, enquanto o sedã recebeu a mundialmente exclusiva combinação com o Duratec 2.0l 16V, além de novos visuais. Depois disso, só em 2007 ocorreu uma nova atualização na primeira geração do Focus, quando os motores Zetec passaram a utilizar tecnologia bicombustível.
Em 2008, ocorre a chegada da geração MK2, também fabricada na Argentina, com motorização Duratec 2.0l e já apresentando a primeira reestilização do modelo, que circulava em ruas europeias desde 2004. No ano seguinte os motores 1.6l utilizados na linha foram aposentados junto com o visual MK1, o que diminuiu a oferta de versões do Focus para 3 modelos distintos: duas versões mais completas com o motor 2.0l monocombustível e a versão de entrada com motor Sigma 1.6l 16V Flex. Os Duratec só receberam tecnologia bicombustível em 2010.
Depois da virada da década, em 2013, a Ford apresentou a terceira geração do Focus, com vendas iniciadas logo em seguida, tanto para o hatchback quanto para o sedã, com o mesmo visual e base mecânica da versão mundial comercializada na Europa e nos Estados Unidos.

Especificações técnicas

FOCUS AZUL

A versão monovolume do Focus mede 4,3 m de comprimento com entre eixos de 2,6 m, 2 m de largura e 1,5 m de altura, enquanto o sedã - atualmente chamado de Focus Fastback - se estende por 4,5 m de comprimento, compartilhando as dimensões restantes com o Focus mais curto. O porta malas do hatchback comporta o equivalente a 316 litros de bagagem e o fastback carrega até 412 litros no compartimento de carga. O reservatório de ambas as carrocerias tem capacidade para até 55 litros de combustível.
As versões de entrada do Focus contam com motor Sigma TiVCT 1.6l Flex capaz de entregar até 135 cv com etanol ou 131 cv com gasolina e sistema de partida a frio Ford Easy Start. Já os os hatchbacks mais poderosos e os fastbacks da linha são equipados com o motor 2.0l Duratec Direct Flex de 178 cv abastecido com etanol ou 175 cv na gasolina. O Duratec Direct Flex é primeiro motor bicombustível com injeção direta, o que substitui sistemas auxiliares de partida a frio. A transmissão é a IB5+ manual com 5 velocidades, com opção nos veículos com motor mais fraco para a Powershift automática de 6 marchas que equipa todos os Focus com motor 2.0l.



Versões
A classificação das versões do Focus segue o mesmo padrão tanto nos hatchbacks quanto nos fastbacks: SE para a versão básica, SE AT para a camada intermediária, e TITANIUM para a versão topo de linha. Além disso, as versões podem ser ampliadas com a configuração Plus, que adiciona ar condicionado digital, 2 airbags laterais além dos 2 frontais obrigatórios, bancos revestidos em couro e sensor de estacionamento. A versão de entrada do Focus é a SE, disponível apenas em carroceria hatchback. Equipada com motor Sigma TiVCT 1.6l e câmbio manual de 5 velocidades, inclui entre os itens de série o Sync Media System com entrada USB, bluetooth, tela LCD de 4,2” e comandos de voz com funções áudio e telefonia, sistema AdvanceTrac para controle de estabilidade (ESC) e tração (TCS), sistema de estabilidade preventivo ETS e assistente de partida em rampas HLS.
A versão intermediária SE AT é equipada com o motor Duratec Direct 2.0l em ambas as possíveis carrocerias e o câmbio é o Powershift automático com 6 velocidades. Entre os itens de série soma-se ao pacote SE o Paddle Shift para o câmbio na versão hatchback SE 2.0 AT Plus.

FOCUS CINZA

No topo de linha, a TITANIUM também é movida pelo motor 2.0l Duratec Direct, com câmbio Powershift automático, independente da carroceria escolhida. Adiciona ao pacote de itens SE AT mais um conjunto de airbags cortina, câmera de ré, SYNC Media System MyFordTouch com sistema de navegação, tela multifuncional de 4,2”, Sony Premium Sound, ar condicionado, navegador e a chave com sensor de presença para acesso e partida facilitados. O pacote Plus para a versão TITANIUM acrescenta assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, teto solar e sistema de estacionamento automático de segunda geração.

Consumo

Em termos de gasto de combustível, o motor Sigma 1.6l TiVCT Flex percorre até 7 km/l urbanos e 9,3 km/l rodoviários quando abastecido com etanol ou 10,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Já o motor 2.0l Duratec Direct Flex alcança a marca de 6,6 km/l na rua e 8,6 km/l em rodovia com etanol no tanque ou 9,6 km/l no perímetro urbano e 12,6 km/l fora dele com gasolina.
 

Manutenção

Apesar do serviço realizado em um Focus não ser exatamente caro, devido à facilidade de acesso às diferentes partes do veículo, manter o carro com tudo em ordem não chega a ser barato. O valor das peças de reposição, em sua grande maioria importadas da Argentina, é geralmente mais alto do que o praticado por seus concorrentes diretos.
 

Valor de revenda

FOCUS VERMELHO

Assim como a grande maioria dos veículos importados ou de categorias Premium, o Focus sofre mais com a desvalorização do automóvel após o primeiro ano fora da concessionária. Em média, 14,8% do valor de um carro novo é perdido na hora da revenda do modelo, uma vez que a procura por seminovos mais luxuosos é bem menor do que a encontrada para carros mais simples.

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Avaliação do veículo

  • Avaliação geral
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  • Design  
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  • Performance  
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  • Conforto e Acabamento 
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  • Dirigibilidade 
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  • Consumo de Combustível 
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  • Manutenção 
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  • Custo x Benefício 
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