Faça sua busca com a mesma eficiência no computador, tablet ou celular!

Baixe o aplicativo Chaves na Mão.

Publicada em 30/11/2015 por Chaves na Mão

Kawasaki Ninja: 30 anos de história

Kawasaki Ninja.

Considerada uma lenda quando o assunto é moto, a Kawasaki Ninja é uma das melhores famílias de motos que já foram produzidas na história da indústria das duas rodas.

O sucesso dos modelos Ninja da Kawasaki se iniciou em meados de 1984, onde desde o começo marcou uma inesquecível linha de destaque mundial. O ponta pé inicial do movimento Ninja veio com o modelo oGPz 900R, que chegou até a estrela no filme “Top Gun – Ases Indomáveis”, estrelado pelo ator hollywoodiano Tom Cruise.

Filme Top Gun: Ases Indomáveis

Tom Cruise, no papel do piloto Maverick, brilhou com suas acrobacias nos caças da Força Aérea Americana em “Top Gun: Ases Indomáveis”. O que poucos sabem é que ele também brilhou pilotando a Kawasaki GPZ 900R Ninja, a primeira moto do mundo com motor de 16 válvulas, 4 tempos e 4 cilindros em linha com refrigeração líquida, e modelo inspiração da Kawasaki Ninja 300.

Graças ao filme Top Gun, surgiu em pouco tempo uma legião de fãs por motos esportivas. Tamanho foi seu sucesso que o modelo GPZ 900R Ninja foi um dos mais cobiçados da época.

O nome Ninja surgiu de um seriado japonês de sucesso da época, onde Mike Vaughan, diretor de marketing da Kawasaki nos Estados Unidos, inspirou-se para alterar o que seria inscrito na carenagem do modelo.

Em pouco tempo, a Kawasaki Ninja virou referência no mercado de motos esportivas em todo o mundo, sendo marcada como uma moto em que todas as concorrentes queriam ser.

Além da pioneira GPz900, vários outros modelos esportivos vieram antes da Ninja 300. Alguns ganharam destaque pela inovação na época e vendas que dominaram o mercado de motos esportivas. Citaremos as principais:

 

Kawasaki ZX-7R

A Kawasaki ZX-7R foi considerada a inovadora por contar com o conjunto de dois tubos instalados acima do tanque de combustível, cruzando a mesa de direção e alimentando a caixa de ar. Também foi o primeiro a trazer pinças de quatro pistões em seus freios.

Com o assento monoposto e motor de 749 cm³, a ZX-7R foi a última Ninja da década de 1980.

 

Kawasaki ZX-11R

No início da década de 90, a Kawasaki ZX-11R manteve durante 5 anos o título de moto mais veloz do mundo, mantendo a marca de 290 km/h. Ela foi superada por um modelo da concorrente Honda, com o modelo CBR 1100XX Blackbird.

Na carenagem, as luzes dianteiras de seta e o farol único chamavam a atenção. Motor tetracilíndrico de 1.052 cm³, com refrigeração líquida, gerava uma potência de 145 cavalos (a 9.400 rpm).

 

Kawasaki ZX-12R

Dentre os clássicos dos 30 anos de história da modelo Ninja, a Kawasaki ZX-12R, produzida entre 2000 e 2006, é uma moto realmente rápida e chegou a se tornar a moto mais veloz do mundo em seu tempo. Ela conseguiu ultrapassar a barreira dos 300 km/h e até hoje é um dos maiores feitos esportivos.

O propulsor de 1.199 cm³ era capaz de gerar 161,2 cv e 12,4 kgfm.

 

Kawasaki Ninja e o mercado brasileiro

A crise econômica no Brasil não assustou nenhum pouco a montadora perante o lançamento da Kawasaki Ninja 300 2016:  “Quando chegamos, o Brasil também se encontrava em um mau momento, como agora. Mas não precisamos mais falar sobre isso. Vamos conhecer os modelos 2016 da Kawasaki Ninja 300”, afirma Ricardo Suzuki, consultor de Marketing da empresa que tem sobrenome de fabricante rival.

Notícias relacionadas

07/11/2016 Por Chaves na Mão

BMW S 1000 XR: sinônimo de desempenho e conforto

Conheça mais a BMW S 1000 XR Batizada de S 1000 XR, a BMW incluiu no catálogo como um modelo “maxitrail de asfalto”. Esta nomenclatura se dá pelo fato de contar com rodas de 17’’ em ambos os eixos e calçadas com pneus esportivos 100% on-road. Com um visual bem esportivo, o modelo XR da […]

25/10/2016 Por Chaves na Mão

Honda aposta em novo visual para CB Twister

Confira os novos detalhes da CB Twister A Honda anunciou a chegada da linha 2017 do modelo CB Twister, equipada com novos grafismos e cores. Segundo a marca, a versão ficou mais chamativa com a nova combinação de cores, unindo os tons de branco e laranja. Sem alterações mecânicas, a moto segue com o motor […]

Veja também

Suzuki
Honda
BMW
Yamaha