Faça sua busca com a mesma eficiência no computador, tablet ou celular!

Baixe o aplicativo Chaves na Mão.

Corretores
de imóveis
deSucesso

Em janeiro, as pessoas têm mais tempo para procurar o imóvel dos sonhos

O ano passou voando, não é mesmo? Janeiro já está aí, e você sabia que é considerado o melhor mês para anunciar imóveis e gerar contatos a partir de seus anúncios?

Muitos corretores e imobiliárias não se atentaram que o mês de janeiro gera muita procura por imóveis, tanto para quem deseja comprar, quanto por quem quer alugar, e acabam tirando um período de recesso.

corretor

Janeiro é o melhor mês para anunciar imóveis

Mas e você, corretor, já tinha se programado para tirar férias no início do ano? Então está na hora de mudar de ideia.

Entenda o que deve ser feito no mês de janeiro e garanta novos clientes e contatos. Confira:

Janeiro é o mês conhecido pela alta procura por imóveis há alguns anos. A ferramenta Google Trends apresenta o volume de buscas realizadas, seguindo como base um determinado termo por um período de tempo.

Utilizamos a palavra-chave “apartamento 2 quartos”, um dos termos mais buscados pelos brasileiros e obtivemos o seguinte resultado:

googletrends

Janeiro é o melhor mês para anunciar imóveis

No período de janeiro de 2015 a janeiro de 2016, este foi o mês com maiores picos de procura da palavra chave. Outro mês que pôde ser observado uma alta na busca, foi abril de 2015.

Entenda os motivos do aumento da procura por imóveis no mês de janeiro:

A renda no final do ano pode aumentar

Em dezembro, normalmente as pessoas contam com uma verba extra, como por exemplo o 13º salário, bônus e participação em lucro de empresas. Contando com este dinheiro fica mais fácil apostar em um financiamento para garantir uma mudança em breve.

É período de férias

Muitas pessoas entram em um período mais lento no mês de janeiro, passado o tempo de festas de final de ano. Com isso, muitas pessoas têm mais tempo livre para buscar imóveis.

Metas de Ano Novo

Para algumas pessoas, pode parecer bobagem, mas o ano novo é o período onde muitos traçam algumas metas e se empenham ao máximo para atingi-las. E mudar para um novo lar está entre uma das principais resoluções de Ano Novo dos brasileiros!

O mercado está se (re)aquecendo

Ao decorrer dos últimos dois anos, acontecimentos mexeram com o mercado. Em 2014, foram criadas expectativas com relação a Copa do Mundo e as Eleições, em 2015 a economia estava mexida devido à recessão econômica e as restrições ao financiamento imobiliário. Já em 2016, aconteceu os Jogos Olímpicos. Estes acontecimentos influenciam efetivamente no tempo de decisão do comprador para adquirir um imóvel e assumir novos custos em seu orçamento.

Porém, mesmo com estes acontecimentos, a demanda por imóveis não deixou de existir. A busca por imóveis nunca para. As pessoas sempre buscam imóveis por motivos de casamento, crescimento da família, saída da casa dos pais ou mudança de cidade.

corretordeimoveiseconomia

Janeiro é o melhor mês para anunciar imóveis

Os concorrentes podem estar em período de férias

Na média, boa parte dos corretores autônomos escolhem o mês de janeiro para tirar férias, assim como imobiliárias que reduzem a equipe ou então param de anunciar neste período do ano.

Sabendo disso, é uma excelente oportunidade para sair na frente de seus concorrentes e manter contato com seus clientes, podendo até, trazer novos contatos para a sua carteira.

Não seja o tal corretor que entra em contato com o cliente e responde as suas dúvidas após o período de férias, no mês seguinte. Neste período ele pode entrar em contato com outro corretor que tenha aproveitado a oportunidade e até fechado negócio com ele. Outra dica é não deixar para anunciar os imóveis apenas no mês de fevereiro, esta é outra oportunidade de perder negócio para o seu concorrente.

Janeiro é mês de garantir negócios fechados para o ano

Sabemos que o momento econômico atual não é dos melhores. Todas as incertezas políticas e o desequilíbrio econômico envolvendo a alta da inflação e restrições de crédito impactaram os seus negócios dos anos anteriores.

Mas para começar o ano de 2017 com o pé direito, você não pode diminuir seus esforços em janeiro.

Saiba os motivos que você não pode deixar de lado para ter maior aproveitamento no ano de 2017, com a possibilidade de aumentar os seus negócios.

Na média, os brasileiros demoram cerca de 1 mês para escolher um imóvel para alugar. Portanto, se o seu cliente começar a procurar um imóvel em janeiro, é provável que feche negócio no final do mês, ou então, no início do próximo.

No caso da venda de imóvel, este período para fechar negócio é maior. Na média, o comprador precisa de mais ou menos 6 meses para procurar o imóvel e assinar o contrato para aquisição.

Sabendo destes dados e do alto número de interessados, você não poderá perder a oportunidade de fechar negócio.

imoveisemjaneiro

Janeiro é o melhor mês para anunciar imóveis

E aqui vai mais um dado importante para o seu empreendimento: o primeiro corretor a atender um interessado em comprar um imóvel tem 238% mais chances de fechar negócio que os outros, contando que o seu atendimento seja de ótima qualidade.

Assim, é possível se tornar o corretor de confiança e que está de prontidão para atender o seu cliente. Lembre-se que a qualidade no atendimento faz toda a diferença para a decisão de compra de seu cliente. Faça um atendimento imediato e atencioso para os contatos recebidos e suas chances serão enormes!

A prontidão e a qualidade no atendimento não devem ficar somente em janeiro. Desta forma, as suas chances de fechar negócio podem aumentar significativamente.

Além disso, a sua presença na internet faz toda a diferença. É possível ganhar muito mais visibilidade para seus clientes e novos contatos. Caso você ainda não aposte em anúncios em um portal, este é o momento perfeito para começar. Confira aqui algumas dicas sobre Como seus clientes estão buscando imóveis na internet?

Leia mais em:
>> Parceria imobiliária: vale a pena?
>> Vídeos de imóveis: dicas para criar conteúdos eficientes
>> Corretor de imóveis: que tal trabalhar em home office?
>> Fidelize o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Notícias relacionadas

20/01/2017 Por Chaves na Mão

Dicas para instruir o seu cliente a registrar o imóvel no cartório

Com toda burocracia necessária, é preciso instruir bem o seu cliente para não gerar problemas. O processo é, na maioria das vezes, o tradicional. O cliente busca o corretor de imóveis ou a imobiliária, o responsável busca o imóvel ideal para ele e o apresenta. Juntos, o corretor e o cliente negociam um valor com […]

13/01/2017 Por Chaves na Mão

Iniciantes: três coisas que não te contam sobre ser corretor de imóveis

Para engrenar na carreira com o pé direito, é preciso saber de alguns detalhes sobre a profissão. Ao começar na carreira de corretor de imóveis, alguns profissionais se perguntam sobre algumas questões da profissão. Pode dar aquele frio na barriga de pensar que não é o momento ideal para ser um corretor de imóveis ou […]

Veja também

Corretores de imóveis de sucesso
Decoração e Arquitetura
Notícias de Carros e Motos